Ir para o conteúdo
ou

Minha rede

 Voltar a Notícias do ...
Tela cheia Sugerir um artigo

Caravana da ID Jovem lançará programa em todos os estados

23 de Fevereiro de 2017, 11:40 , por snjuventude@gmail.com - 22 comentários | 2 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 3792 vezes

P

A Secretaria Nacional de Juventude promove, nesta quarta e quinta-feira (22 e 23/02), em Brasília (DF), a Oficina de Capacitação do programa ID Jovem, que vai treinar os monitores que farão o lançamento do programa nos estados em parceria com os governos estaduais.  A SNJ vai visitar cada estado com a Caravana da ID Jovem, que vai interiorizar o programa em conjunto com gestores estaduais, prefeituras, diretorias de juventude, secretarias municipais de assistência social, centros de referência de assistência social e organizações da sociedade civil.

Esta é a segunda fase do planejamento estratégico da secretaria para levar o programa aos jovens de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos. A primeira oficina ocorreu no último dia 15 e capacitou gestores estaduais.  O treinamento aborda desde a legislação sobre o assunto, passando pelo cadastro, como atualizá-lo e como proceder caso o cadastro apresente incoerência dos dados ou o benefício seja recusado pelo prestador do serviço.

As 27 unidades da federação foram divididas em 11 regiões, com os estados mais populosos sendo considerados uma região única e os menos populosos ficando reunidos num mesmo grupo, da seguinte forma: região 1 - Minas Gerais, região 2 - São Paulo; região 3 - Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas; região 4 - Maranhão, Piauí e Ceará; região 5 - Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; região 6 - Alagoas, Sergipe e Bahia; região 7 - Rio de Janeiro e Espírito Santo; região 8 - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal; região 9 – Rio Grande do Sul; região 10 - Pará, Amapá e região 11 - Tocantins; e Santa Catarina e Paraná.

O lançamento estadual será feito em cada uma das capitais das 27 unidades da federação, com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho. O calendário será divulgado nos próximos dias e cada monitor terá os meses de março, abril, maio e junho para sensibilizar secretarias e departamentos de cultura, esporte, transporte e mobilizar prefeitos e secretários de governo, o Ministério Público e o judiciário local para serem aliados na cobrança do cumprimento dos benefícios da ID Jovem.

Capacitacao id

Ocifina de capacitação Id Jovem, promovida na SNJ

Passo a passo: “Os monitores vão percorrer o Brasil repassando as informações sobre a ID Jovem. Para isso, vão sair daqui sem nenhuma dúvida sobre o assunto”, explicou o secretário nacional de Juventude. Além de aprender sobre o passo a passo que o beneficiário deve seguir para conseguir a ID Jovem, os facilitadores também aprenderam sobre a ID Jovem Promotor, que é o aplicativo exclusivo para o promotor realizar a validação do QR Code apresentado pelo beneficiário da ID Jovem.

O direito do jovem de 15 a 29 anos à cultura e mobilidade urbana está garantido no Estatuto da Juventude (Lei 12.852), aprovado em agosto de 2013 após uma luta histórica dos movimentos sociais de juventude. Regulamentado em outubro de 2015, a ID Jovem se tornou realidade em dezembro de 2016, após amplo debate entre o governo federal e todos os atores envolvidos, como entidades representantes de artistas, promotores de eventos, donos de casas de espetáculos e associações de empresas que possuem a concessão para prestar o transporte público interestadual terrestre e aquaviário; bem como as Agências Nacional Reguladoras de Transporte Terrestre (ANTT) e Aquaviário (Antaq).

Texto: Ascom/SNJ


22 comentários

Enviar um comentário
Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.